Sete razões para monitorar as redes sociais

By 4 de Janeiro de 2018Assessoria de Imprensa
Mais do que canais de comunicação, as redes sociais são uma fonte infinita de informações sobre a sua marca e o seu mercado. Fazer um bom trabalho de geração de conteúdo no Facebook, Twitter, Linkedin e afins é tão importante quanto monitorar sua marca nesses meios. Neste post, vamos apresentar sete razões para você repensar a sua postura nas redes sociais em relação à sua marca. Confira!
1. Saber o que o público fala
Pelas redes sociais, uma marca pode se aproximar do seu público-alvo e saber o que as pessoas falam ao seu respeito, possibilitando uma análise bem detalhada que pode gerar grandes oportunidades, como fazer melhorias em um produto/serviço. Além disso, identificar uma reclamação com rapidez é uma oportunidade para demonstrar as habilidades de resolução de problemas. Impressionando um consumidor que estava insatisfeito, a empresa pode ser surpreendida com alguns posts positivos sobre como tal situação foi resolvida.
2. Identificar quem são os influenciadores da marca
A rede que se forma em torno de um influenciador ajuda a difundir uma opinião sobre uma marca mais rapidamente, e sua opinião potencialmente tem um maior peso. Muitas vezes, um post de um influenciador aparece com destaque nos resultados de pesquisa do Google, afetando assim os pontos de vista de um maior número de clientes em potencial. Saber quem são esses influenciadores e quais são as opiniões sobre sua marca ajudam a determinar que medidas devem ser tomadas.
3. Identificar as palavras que geram tráfego
Com o monitoramento, é possível identificar uma série de palavras-chave geradas pelo que os clientes estão buscando em seu segmento. Assim, podem-se desenvolver estratégias com essas palavras-chaves (tags) para aumentar a visibilidade do site nos buscadores.
4. Monitorar a concorrência
Descobrir como está sendo a atuação da concorrência nas redes sociais, identificando seus pontos fortes e fracos, assim como o progresso das ações promocionais e suas repercussões no meio online, possibilita saber onde e quando investir a fim de gerar mais visibilidade e vendas para a marca. Além disso, ao monitorar as conversas sobre a concorrência,é possível detectar oportunidades para se chegar aos potenciais clientes que estão insatisfeitos com um produto ou serviço.
5. Planejar estratégias e antecipar tendências
Com o monitoramento das redes sociais, é possível obter relatórios periódicos que permitem conhecer melhor o seu público, mapear os canais de comunicação, identificar crises e ações que mais geraram engajamento, números antes, durante e depois de campanhas etc. A partir disto, torna-se possível planejar e traçar estratégias relevantes para a marca.É uma vantagem competitiva valiosa para o planejamento de movimentos futuros.
6. Analisar o impacto das suas ações
Seja uma ação simples no Facebook ou uma campanha gigantesca na televisão, o melhor lugar para avaliar o feedback do seu público, descobrir o quanto essa ação gerou de buzz, como os seguidores receberam, e, principalmente, medir o grau de penetração da sua campanha, são as redes sociais.
7. Mensurar resultados
O ROI, sigla em inglês que significa “retorno sobre investimento”, nas redes sociais é algo que ainda não é bem mensurado pelas empresas. Mas existem diversas métricas que podem ser exploradas e utilizadas para medir o seu desempenho nas redes sociais e fornecer dados que sejam estratégicos para o negócio. Com uma análise embasada no monitoramento dos seus canais, é possível apurar os números ligados a engajamento e conversão de leads em clientes e assim por diante.
Eduardo Matta

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